A busca pela atualização de conhecimentos e de novas práticas clínicas faz parte da rotina dos médicos. Eventos científicos como o Simpósio de Diabetes, Obesidade e Metabolismo (SIDOM) são oportunidades para discutir e revisar os principais assuntos da área.

Para o Dr. Alexander Benchimol e Dr. Walmir Coutinho a troca de informações deve ser permanente e sempre baseada em evidências científicas, presentes nos consensos das principais sociedades médicas. Serão ferramentas importantes para debates.

Uma delas é a recente diretriz sobre o tratamento do diabetes tipo 2, da American Diabetes Association (ADA). Está disponível no site da Sociedade Americana e no posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o assunto.

O documento é dividido em oito módulos e neles são tratados assuntos como: Objetivos e Limitações Das Diretrizes e Consensos Médicos; Diagnóstico do Pré-Diabetes – Diagnóstico e Prevenção do Diabetes; Parâmetros de Avaliação Do Controle Glicêmico; Algoritmo SBD 2018 para o Tratamento do Diabetes; entre outros temas.

Confira, no link, o arquivo da SBD com os tópicos da nova diretriz da ADA que serão importantes para os debates do SIDOM, em outubro.

http://www.diabetes.org.br/publico/images/2018/posicionamento-oficial-sbd-tratamento-do-dm2-versao-final-e-definitiva-10-mai-2018.pdf